
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - BRAGANÇA PAULISTA Programa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança Paulista - SP
27 agosto 2010
Árvore dos Sonhos
Na 1ª Oficina de cosntrução do ProMEA os participantes foram convidados a sonhar... sonhar com o futuro que queremos.
Segue abaixo 6 grandes sonhos que foram cosntruidos juntando os sonhos dos 75 participantes.
Segue abaixo 6 grandes sonhos que foram cosntruidos juntando os sonhos dos 75 participantes.
24 agosto 2010
Realizada a primeira etapa do ProMEA

Aconteceu na manhã do dia 13 de Agosto, a 1ª Oficina de Construção do Programa Municipal de Educação Ambiental – ProMEA , que tem como proposta a elaboração coletiva e participativa de um instrumento de políticas públicas voltadas para educação ambiental atendendo a lei municipal 4104/09.
O auditório do NAPA foi o cenário desse encontro que contou com a participação de 75 pessoas representando diversos segmentos que tem em suas atividades a prática da educação ambiental, como supervisores, diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino, representantes de escolas particulares Viverde, Colégio Vivendo e Aprendendo, Ápicys, IECJ, FESB, diretoria estadual de ensino, Associação Bragança Mais, AnVídeo, Unimed, CATI, Casa da Agricultura, Coletivo Socioambiental, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Saúde.
Na primeira atividade do encontro os participantes foram convidados a “sonhar” através da árvore dos sonhos, que foi constituída pelo desejo de futuro de cada um dos participantes. Esse foi o disparador dos trabalhos, seguido pela construção do diagnóstico da educação ambiental em Bragança Paulista, a partir das experiências e opiniões dos participantes e seus segmentos. Como parte do diagnóstico, foram apresentados e discutidos os resultados da pesquisa de opinião sobre percepção ambiental, realizada em 2009 pelo Coletivo Socioambiental.
A dinâmica dos trabalhos foi bastante participativa, proporcionando troca de experiências e momentos de reflexão, abordando as diferentes perspectivas das práticas de educação ambiental a partir de suas intenções e finalidades.
Segundo relato da participante Isadora “o evento foi muito rico e produtivo, a participação de diferentes segmentos da sociedade civil possibilitou a troca de experiências, sugestões criativas, permitindo ampla reflexão e percepção de que a educação ambiental é um tema de extrema importância, e por sua complexidade, é fundamental o envolvimento de todos.”
O evento foi registrado pela WebTv Bragança e estará disponível para ser assistido pelo site www.webtvbraganca.com.br .
Essa construção terá continuidade com a próxima oficina que será dia 03 de Setembro, sexta feira, às 8h00 no NAPA e está aberta para participação dos interessados.
02 agosto 2010
16 junho 2010
30 abril 2010
Passeio à Serra do Lopo
Enquanto a maioria das pessoas aproveitava para dormir até mais tarde no feriado de 21 de abril, um grupo de agentes socioambientais aproveitou a linda manhã ensolarada para realizar uma saída de campo: fizemos uma trilha na Serrra do Lopo, Extrema, Minas Gerais.
Chegamos de carro até a Antena e a partir daí, seguimos andando com destino à Pedra das Flores guiados pelo, também agente socioambiental, Samuel.
O pessoal estava bastante animado, durante o percurso fomos descobrindo diversas cores, cheiros, sensações, suspiros que acompanham as descobertas de imagens fantásticas. De lá de cima percebemos realmente que tudo está integrado, não existem “divisões” entre os municípios. Ali percebemos de forma mais clara o “todo”, do qual fazemos parte. A integração parece viva e realmente necessária.
Depois de 1 hora e 20 minutos de caminhada chegamos à Pedra das Flores. Lindo!! A vista é fantástica. Um revigorante natural!! Chamam a nossa atenção a grandiosidade do reservatório Jaguari, e as cidadezinhas ao fundo, pois a vista vai até onde o nosso olho alcança!
Após os momentos iniciais de contemplação fizemos um piquenique coletivo, muito agradável, estávamos com fome e precisávamos de energia para a volta. Depois de nos alimentarmos, descansamos um pouco, deitados na pedra, aproveitando uma fonte natural magnífica: a energia das rochas e do Sol.
Recolhemos nosso lixo e voltamos à trilha, agora a caminho das Antenas.
Ao final, todos chegaram satisfeitos e felizes principalmente em relação ao desempenho físico, tendo em vista que muitos desses nossos aventureiros participam de atividades dos grupos da 3ª idade.
Foi uma manhã muito prazerosa, com uma paisagem incrível e o melhor de tudo: ótimas companhias!
Chegamos de carro até a Antena e a partir daí, seguimos andando com destino à Pedra das Flores guiados pelo, também agente socioambiental, Samuel.
O pessoal estava bastante animado, durante o percurso fomos descobrindo diversas cores, cheiros, sensações, suspiros que acompanham as descobertas de imagens fantásticas. De lá de cima percebemos realmente que tudo está integrado, não existem “divisões” entre os municípios. Ali percebemos de forma mais clara o “todo”, do qual fazemos parte. A integração parece viva e realmente necessária.
Depois de 1 hora e 20 minutos de caminhada chegamos à Pedra das Flores. Lindo!! A vista é fantástica. Um revigorante natural!! Chamam a nossa atenção a grandiosidade do reservatório Jaguari, e as cidadezinhas ao fundo, pois a vista vai até onde o nosso olho alcança!
Após os momentos iniciais de contemplação fizemos um piquenique coletivo, muito agradável, estávamos com fome e precisávamos de energia para a volta. Depois de nos alimentarmos, descansamos um pouco, deitados na pedra, aproveitando uma fonte natural magnífica: a energia das rochas e do Sol.
Recolhemos nosso lixo e voltamos à trilha, agora a caminho das Antenas.
Ao final, todos chegaram satisfeitos e felizes principalmente em relação ao desempenho físico, tendo em vista que muitos desses nossos aventureiros participam de atividades dos grupos da 3ª idade.
Foi uma manhã muito prazerosa, com uma paisagem incrível e o melhor de tudo: ótimas companhias!
22 abril 2010
Formação de Gerenciadores do Projeto de EA
Durante os meses de Março e início de Abril realizamos na Sala Verde Pindorama o curso de Formação de Gerenciadores do Projeto de Educação Ambiental cujo tema proposto foi: "Eu uso e não abuso" tendo como objetivos principais:
- Trabalhar transversalmente com os alunos, utilizando estratégias onde os conceitos, procedimentos, atitudes, valores éticos e habilidades se desenvolvam simultaneamente, e com isso o aluno se interesse em adquirir novos conhecimentos sensibilizando-os para os problemas ambientais existentes na sua própria comunidade;
- Fazer com que os alunos sintam-se transformadores do ambiente e que se integrem as questões ambientais levantando os problemas e agindo de forma a solucioná-los;
- Promover aos envolvidos no projeto a percepção do equilíbrio como fator essencial para a sustentabilidade e a qualidade de vida.
Neste momento, as escolas encontram-se em fase de construção de seu próprio projeto com acompanhamento da Sala Verde Pindorama.
- Trabalhar transversalmente com os alunos, utilizando estratégias onde os conceitos, procedimentos, atitudes, valores éticos e habilidades se desenvolvam simultaneamente, e com isso o aluno se interesse em adquirir novos conhecimentos sensibilizando-os para os problemas ambientais existentes na sua própria comunidade;
- Fazer com que os alunos sintam-se transformadores do ambiente e que se integrem as questões ambientais levantando os problemas e agindo de forma a solucioná-los;
- Promover aos envolvidos no projeto a percepção do equilíbrio como fator essencial para a sustentabilidade e a qualidade de vida.
Neste momento, as escolas encontram-se em fase de construção de seu próprio projeto com acompanhamento da Sala Verde Pindorama.
Assinar:
Postagens (Atom)








